quarta-feira, 24 de outubro de 2007

L'Année dernière à Marienbad


“Uma vez mais avanço, uma vez mais, ao longo destes corredores, através destes salões, estas galerias, nesta construção de um outro século, este hotel imenso, luxuoso, barroco – lúgubre, onde corredores intermináveis se sucedem – silenciosos, desertos, carregados de um cenário sombrio e frio de lambris, de estuque, de painéis emoldurados, mármores, espelhos negros, quadros com matizes negros, colunas, pesados estofos – molduras esculpidas de portas, fileiras de portas, de galerias – corredores transversais que desembocam, por sua vez, em salões desertos, sobrecarregados por adornos de outro século. Salas silenciosas, onde os passos de quem anda são abafados por tapetes tão pesados e espessos que nenhum barulho chega a ser ouvido, como se o ouvido de quem anda por esses corredores, pelos salões e galerias da construção de outro século, esse hotel imenso, luxuoso, barroco, lúgubre, onde os corredores sem fim se sucedem a outros por adornos escuros, forros de madeira, tetos, painéis emoldurados, mármores, espelhos negros, quadros com tintas pretas, colunas, molduras esculpidas, fileiras de portas, galerias... Corredores transversais... Não detectam nenhum barulho, como se o ouvido estivesse muito longe, longe da sala, dos tapetes, do cenário pesado e vazio, bem longe desse friso que corre sob o teto, com seus ramos e coroas, como folhagens antigas, como se o chão fosse ainda de areia e pedregulho, os ladrilhos de pedra, por onde eu ia, mais uma vez, como se fosse ao seu encontro, por entre essas paredes revestidas de madeira, tetos, molduras, quadros, gravuras emolduradas por entre as quais eu vinha, por entre as quais eu já estava, eu mesmo, à sua espera, bem longe desse cenário onde me encontro agora, à sua frente, à espera ainda daquele que já não virá mais, que não poderá mais nos separar...”


Na mesma década em que Godard e outros diretores franceses inauguravam a Nouvelle Vague, movimento que propunha uma ruptura com o modelo clássico estético e narrativo, Resnais lançava juntamente com Robbe-Grillet O Ano Passado em Marienbad, obra prima que extrapolava os limites do que poderia se considerar inovação formal e até hoje é analisada e aclamada por conhecedores e apreciadores de Cinema.


O filme não é baseado numa lógica clássico-narrativa de começo, meio e fim bem delineados. A trama que permeia a relação entre os personagens é simples: os conflitos entre desejo e prudência de um homem e uma mulher adúltera, ambos hospedados em um luxuoso hotel. No entanto, considero um tanto restritivo falar em “trama” ao se tratar de um filme que vai além da adaptação do discurso literário à tela de cinema, e ouso dizer, segue uma lógica não-linear, característica dos pensamentos, da memória. Objetos, cenários e acontecimentos presentes – e por “presente” eu me refiro aos episódios retratados no que seria o “instante atual” e não “memória passada” do filme, ainda que os tempos se confundam por diversas vezes, pois, repito, a própria noção de tempo não se limita à conjunção entre passado-presente-futuro ou começo-meio-fim – são dotados de uma carga simbólica que ativa a memória do narrador, o confundem, se mesclam a imagens vividas e o personagem já não sabe mais se de fato as viveu ou as imaginou, em seu eterno-retorno, em seu incessante dejà vu.


Os detalhes, molduras, os quadros, tudo remete a um labirinto, figuras intrincadas e confusas, o jardim de árvores podadas em formatos geométricos. Assim como a narração inicial, cíclica, concomitante aos travellings que a câmera executa acompanhando os adornos barrocos e opulentos do hotel. Mais afrente, a narração em off se confunde ao texto do teatro que os espectadores, hóspedes do hotel, parecem assistir sem atenção alguma, oscilando entre momentos de plena agitação e momentos de introspecção solene e aparente congelamento da imagem.


Outro aspecto peculiar inerente à Marienbad é a trilha sonora. Sempre a mesma melodia ressoando de forma hipnótica e intensa durante o decorrer das cenas, conferindo mais dramaticidade aos encontros dos personagens centrais. O espectador do filme é convidado e, por que não dizer, compelido a aderir ao transe daquelas pessoas, àquela confusão de sentimentos, datas, locais, lembranças.


Personagens, em estado catártico, vagueiam pelo suntuoso hotel, falando sobre os mesmos assuntos de forma descontínua, vivendo a mesma vida. Suas palavras não condizem com o que seus corpos errantes pelos longos corredores de mármore parecem provocar, em sua valsa lúgubre e sombria, no acaso forjado por eles próprios. O ano passado, esse ano. Em Friedrichsbad ou Marienbad. Tanto faz. E pouco lhes importa.


“O parque deste hotel era uma espécie de jardim à francesa, sem árvores, sem flores, sem vegetação alguma... O cascalho, a pedra, o mármore, a linha reta, marcavam ali espaços rígidos, superfícies sem mistério. Parecia, à primeira vista, impossível se perder ali... à primeira vista... ao longo das aléias retilíneas, entre as estátuas de gesto fixo e as lajes de granito, onde você estava agora na iminência de se perder para sempre, na noite tranqüila, sozinha comigo.”

Sem dúvidas, um dos meus filmes favoritos. Recomendo a todos aqueles que desejam ampliar sua noção do que é Cinema, alternativo ou não, simplesmente Cinema.

4 comentários:

Gabriel Schmidt Barcel disse...

Gostei muito da foto !! Tem um clima interessante ! gostei !

luiza disse...

tava demorando pra vc falar de ano passado em marienbad...

Anônimo disse...

A narração está ótima.... me senti parte do filme...

Beijos coloridos na alma,
Géh

Unknown disse...

Seu blog é uma viagem muito boa! Gosto muito...