domingo, 23 de setembro de 2007

Luz, câmera... ação!

E, afinal, o que é Cinema? Ora, eu poderia enumerar mil e uma respostas a essa pergunta. Eu poderia assumir uma visão calcada no aspecto mais técnico da coisa e dizer que o Cinema nada mais é senão uma tecnologia desenvolvida a partir do advento do cinematógrafo, através do qual são projetados xis fotogramas por segundo, criando, assim, a impressão de movimento. Ou talvez, adotando uma faceta politizado-fervorosa, afirmaria que é um meio de difusão de determinada ideologia, que, misturada ao sabor fácil e insosso de um balde de pipoca tamanho supercomboextralarge, é ingerida, deglutida e absorvida, sem que o espectador se dê conta desse processo. Num terceiro momento, eu repudiaria o Cinema como forma de entretenimento e aceitaria apenas o Cinema que pensa, a expressão artística que esse meio é passível de veicular, ou ainda, de transmitir. Também poderia dizer o extremo oposto, que o cinema serve apenas para entreter as massas e, essa sua função primordial, desempenha com primazia.
Não. Nesse blog, eu não pretendo abarcar ou tampouco rejeitar nenhuma dessas vertentes ou me posicionar diante delas. Me proponho a falar do que eu considero ser Cinema Alternativo. Resenhas, críticas, dicas e informações sobre filmes cult, desde os clássicos aos recém-lançados, todas as películas que, por motivos que não importam aqui, são relegadas a círculos de discussão compostos por cinéfilos aficcionados por Billy Wilder e cafeína, e que só são encontradas em salas de cinema do circuito alternativo ou no canto empoeirado da sua videolocadora.


por Flávia Chapot.

9 comentários:

Tadeu Salgado disse...

Legal seu blog! Parabens!

Gabriel Schmidt Barcel disse...

Muito legal ! Gostei ! Abraços !

Ingrid disse...

ihh de certa forma, nossos blogs se linkam hein!
gostei! tem mtos filmes cults com músicas mtoo legais!

Pietro disse...

é a minha menina!
ótimo!

Simone disse...

Gente! Agora tem um "blogão animal" para os links de vocês! rs Ainda não tem post, pois estou construindo... Me adicionem! http://blogao-animal.blogspot.com/
O título é "Tudo sobre cães."

arraial do cabo disse...

É especial. Dez pela criação e muita informação interessante. É um assunto que interessa a muita gente. Parabéns.

Anônimo disse...

essa é a Chapozinha! um dia você ainda vai publicar seu livro e na noite de autógrafos eu vou estar lá pra te aplaudir e comer uns salgadinhos porque ninguém é de ferro né!
Parabéns flor!

Lu Vasconcellos disse...

Parabéns, Flavinha!!! Vou entrar sempre aqui sempree e ó quero comer os salgadinhos tb de sua noite de autógrafos!!!!!! hahahahahahaha

Unknown disse...

Amiga, foi otimo conhecer teu blog. Te escrevo desde Argentina e sou fa de todo tipo de cine alternativo..Bom bastante dificil de entender o de alternativo....ja que por exemplo em meu pais ja qualquer film brasileiro seria alternativo por o so fato de nao se exhibir. De todas formas acho que o conceito e outro.
Te parabenizo por este blog e desculpa meu pobre portugues
Te saludo um fa de Godard a Fassbinder fazendo paradas nos Truffaut, Velho Wenders e amigos